Gabiroba - Campomanesia xanthocarpa

A Gabiroba (Campomanesia xanthocarpa) é uma árvore da família Myrtaceae . Há outras espécies de Myrtaceaes conhecidas por gabiroba, guabiroba. guabirobeira, guabiraba, guabiramba, guavirova, gavirova, guabirova e gabiroba-amarela-da-mata. No Mato Grosso do Sul é chamada de guavira.

cdn2.solojavirtual.com_loja_arquivos_loja_41322_fotos_thumbs3_produto_foto2_9087885.jpg

Características

Árvore de pequeno porte, quando cultivada não passa de 6 metros, porém em estado nativo chega a ficar entre 10 a 20 metros de altura. Seu tronco é repleto de lascas que se desprendem de sua casca, formando um bonito aspecto natural. Como árvore nativa, pode ser utilizada no reflorestamento de áreas degradadas, atraindo grande quantidade de pássaros e animais da fauna que apreciam seus frutos.Produz frutos saborosos e vitamínicos. Uma boa opção para arborização urbana e quintais.

Época de florada e frutificação

Produz linda florada de cor branca entre setembro e novembro, e frutifica de outubro a dezembro.

Cultivo

Planta de poucos cuidados, pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Rústica, aceita a maioria dos solos, menos os encharcados. As mudas desta espécie começam a frutificar de 3 a 4 anos após o plantio. Cultivo por sementes. Para ganhar tempo, o ideal é comprar uma muda de 1,5 m.

Aves atraídas pela planta

Psitacídeos, cotingas, araçaris e sabiás, entre outras.

Ocorrência

Mata Atlântica e outras formações florestais (Cerrado) de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo até Rio Grande do Sul.

Referências

https://www.ciprest.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabiroba

Árvores Brasileiras, vol. 1, Editora Plantarum, Harri Lorenzi